De onde veio a ideia de que correr é sinónimo de fadiga. Que correr é um desporto muito difícil e que temos de estar sem fôlego ou fisicamente exaustos para termos conseguido correr uma corrida? Sempre que alguém fala comigo que não corre porque é muito difícil, não posso deixar de lhe fazer esta pergunta: acha que é possível correr sem ficar sem fôlego?

Muitas vezes temos a imagem de um corredor de elite que termina uma maratona em duas horas e poucos minutos, ou do atleta olímpico que corre os 100m em menos de 10 segundos. Pena que tenhamos sido condicionados a viver em uma sociedade competitiva baseada em performance e recordes para sermos melhores que nossos semelhantes, esta é uma realidade que às vezes nos leva a bater recordes, a superar-nos, mas nos desmotiva muito mais frequentemente, porque performance é sinónimo de sofrimento e é muito difícil ter dor voluntariamente raça após raça. Ficamos a pensar porque é que correr é tão difícil.

E se eu te dissesse que não tens de ficar sem fôlego e cansado quando corres para poder usufruir dos benefícios da corrida?
Lembro-me muito bem de quando comecei a correr, fumei, não consegui correr 1 km sem parar e tinha vários quilos a perder. Eu experimentei um processo de condicionamento físico que foi baseado na minha saúde e bem-estar, não no meu ego que queria correr mais rápido, mais rápido e mais longe. Nenhuma corrida tinha uma velocidade-alvo, só estava a melhorar o meu tempo de jogging, independentemente da velocidade, por isso senti-me bem em cada corrida. É claro que a minha velocidade aumentou naturalmente com a corrida, mas o objetivo era me sentir bem a cada momento.

Como te podes sentir bem quando corres?

Felizmente, a resposta já está em você! A única maneira de se sentir bem é ouvir o seu corpo. Como te sentes em cada etapa da tua corrida. Para alguns, é difícil porque eles estão mais atentos ao que as pessoas pensam deles, então eles esquecem seus sentimentos quando correm, criando dor e sofrimento. De certa forma, eles dizem que correm para cuidar de sua saúde, correm para impressionar pessoas que não conhecem, correm para cuidar de sua aparência ou ego… Que sinceridade para consigo mesmo!

Por exemplo, se você estiver sem fôlego após um certo período de corrida contínua, seu corpo lhe diz que não pode mais aguentar, abrandar ou caminhar. Em seguida, comece a correr novamente a uma velocidade mais lenta. O objectivo é correr mais tempo, mas não mais depressa. Não há nenhum especialista na Terra que lhe diga como se sente. Após algumas tentativas, você será capaz de ajustar desde o início da sua corrida e manter um ritmo lento durante todo o percurso.

É claro que há algumas recomendações a saber para ser aconselhado sobre dicas e conselhos de corrida, mas por uma questão de bem-estar, vocês são os únicos que o serão quando tiverem atingido o vosso limite, assumindo que não são preguiçosos!

Dicas e conselhos para começar a correr facilmente e sem perder o fôlego

  1. Aprenda a técnica de corrida certa
    Tente manter as mãos ao nível da cintura. Os teus braços devem estar num ângulo de 90 graus, com os cotovelos ao teu lado. Mantenha a postura ereta e vertical. A sua cabeça deve estar no lugar, costas direitas e ombros nivelados.
  2. Não se preocupe com o seu ritmo
    Como principiante, a maioria das suas compras deve ser feita a um ritmo fácil ou “conversa”. Você deve ser capaz de respirar muito facilmente e ter uma conversa. Não se preocupe com o seu ritmo por quilómetro, se conseguir passar no “teste da fala”, está a correr à velocidade certa. Começando com este tipo de jogging irá ajudá-lo a prevenir a falta de ar, prevenir lesões e mantê-lo motivado.
  3. Não exagere, muito rápido
    Os novos corredores por vezes têm demasiados entusiastas e ficam impacientes para começar e acabar por aumentar a sua quilometragem demasiado depressa. Não aumente a sua quilometragem semanal em mais de 10% por semana. Ao melhorar lentamente, você pode salvar a si mesmo dor e frustração, e ainda assim atingir seus objetivos. Use seu senso comum e siga um programa de treinamento para iniciantes para determinar o quanto você deve executar.
  4. Compra um bom sapato de corrida para ti.
    O uso de bons sapatos de corrida é a chave para o conforto e a prevenção de ferimentos. Visite uma loja especializada em corrida para obter os sapatos de corrida certos para o seu tipo de pé e estilo de corrida. Certifica-te também de que não corres com sapatos velhos e gastos.
  5. Experimente o método walk/run
    A maioria dos corredores novatos começa a usar uma técnica de caminhar/correr porque não têm resistência ou aptidão para correr durante longos períodos de tempo. O método de caminhar/correr consiste em correr um segmento curto e depois fazer uma pausa da caminhada. Com a melhoria, o objetivo é aumentar a quantidade de tempo que você corre e reduzir seu tempo de caminhada.
  6. Respire através da sua boca
  7. Alguns novos corredores acham que só devem respirar pelo nariz. Ao correr, precisamos de muito oxigénio para abastecer os músculos, por isso temos de respirar pelo nariz e pela boca para termos a certeza de que temos ar suficiente.
  8. Certifique-se de que aquece e arrefece
    Um bom aquecimento do seu corpo prepara-o para começar a trabalhar, como aquecer um carro no Inverno antes de partir para a estrada. Aumentar gradualmente a sua frequência cardíaca pode reduzir o stress no seu coração quando começar a correr. Então, você deve começar suas corridas com uma caminhada rápida, seguida por uma corrida muito fácil por alguns minutos. O arrefecimento reduz gradualmente a sua frequência cardíaca e pressão arterial, por isso recomenda-se que termine a sua corrida com uma corrida lenta ou uma caminhada lenta de 5 minutos.

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