Começa a correr já! Acredita que vais ficar viciado

Começar a correr é uma das melhores decisões que você pode tomar em sua vida. Não é fácil no início, mas no final será como uma droga, você vai querer mais e mais. A corrida deixa-te viciado.

Antes de começar a correr, saiba como está o seu corpo
É importante ter certeza de que você está em ótima saúde para começar a correr. O seu corpo não está habituado a este tipo de esforço físico, por isso é muito importante que consulte um médico e tenha um check-up médico para evitar lesões desnecessárias. Lembre-se que é melhor prevenir do que não curar.

Basicamente, este tipo de testes médicos inclui um eletrocardiograma, histórico médico, avaliação cardiorrespiratória, antropométrica e ortopédica e teste básico de estresse.

Bom equipamento desportivo é fundamental

Começar a correr é acompanhado por uma grande sensação de excitação. Faz com que você queira comprar tudo o que você precisa para tornar sua corrida o mais completa possível. Não tenha pressa em encher o seu guarda-roupa, deve começar com o básico e pouco a pouco, assim que ganhar experiência poderá complementá-lo com outros acessórios para níveis mais avançados.

Equipamento para começar a correr é:

  • Sapatos de corrida
  • Meias
  • Calções ou calças de licra
  • T-shirt e sutiãs desportivos
  • Telemóvel e música

Hidratação e Nutrição

Com o exercício físico a temperatura corporal aumenta, o corpo precisa se resfriar secretando o suor com a conseqüente perda de água em nosso corpo. É necessário aumentar o consumo de água antes, durante (se a actividade for prolongada) e depois do exercício, como vimos no artigo sobre a importância de manter as reservas de água do nosso corpo para o exercício.

Planeie a sua formação e estabeleça objectivos a curto prazo
Se você vai começar a correr, é normal que você esteja impaciente, e queira suportar longas distâncias na corrida. Lembre-se de que Roma não foi construída em um dia e que pouco a pouco, com perseverança, grandes conquistas são feitas.

Você deve começar marcando três dias por semana no seu calendário semanal onde você treinará durante 20 minutos por dia no início e depois aumentar a intensidade a cada semana até chegar a 1 hora de corrida. Ao longo dos meses você também pode aumentar a frequência do seu treinamento, adicionando dias ao seu calendário, se desejar.

É interessante alternar caminhadas enérgicas com jogging muito suave, onde caminhar assume uma proporção maior do que correr e, gradualmente, as proporções são invertidas.

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