5 BOAS RAZÕES PARA PRATICAR DESPORTO COM OS AMIGOS OU NAMORADO

Às vezes não é fácil encontrar a motivação para ir ao ginásio. É aí que entram os amigos! Com seu apoio e energia, você pode abrir todo um novo mundo de possibilidades: eles podem ajudá-lo a manter o curso e alcançar seus objetivos, mesmo que isso pareça impossível. Porque é um facto bem conhecido que há força nos números.

E para convencê-lo disso, resumimos cinco boas razões para você treinar com seus amigos:

MAIS MOTIVAÇÃO, MENOS FALSAS DESCULPAS

É fim de semana, está feio lá fora e você está confortavelmente enrolado em uma bola no seu sofá assistindo seu programa de TV favorito… Boa desculpa para faltar ao seu treino hoje, certo? Não se você estiver treinando com um amigo! Treinos pré-agendados com um parceiro são a melhor forma de te manter alerta e em silêncio aquela vozinha diabólica que te diz para ficares quieto. Você certamente não quer desapontar o seu amigo só por causa de um pequeno ajuste preguiçoso! E então se você cancelar, uma consciência pesada o impedirá de desfrutar do seu sofá 🙂 Os psicólogos da Universidade Stony Brook em Nova York estudaram como os hábitos esportivos dos amigos e familiares influenciam a nossa motivação pessoal. Os resultados do seu estudo mostram que a motivação e a energia dos que nos são próximos nos levam a praticar esportes. Por isso, salta para os ténis e junta-te a um amigo para dar umas voltas pelo parque. Vais ver, não te vais arrepender!

TREINAR JUNTOS É MUITO MAIS DIVERTIDO.

Praticar por conta própria pode tornar-se aborrecido. No entanto, é muito mais divertido praticar desporto com os amigos. O que poderia ser mais divertido do que ter alguém com quem rir e conversar? Juntos, vocês encontrarão novas idéias de exercícios ou correrão distâncias maiores porque o tempo passará muito mais rapidamente. Com um amigo, de certeza que não vais ficar aborrecido! Tente, por exemplo, um desafio de claque. Há muitas maneiras de diversificar o seu treino, mas as ideias mais loucas e criativas geralmente saem destas discussões com os amigos. E quando você já teve tempo de olhar para o seu relógio, já se passou uma hora inteira!

ENERGIA PARTILHADA, ENERGIA MULTIPLICADA POR DEZ

Quando você sente que está prestes a desistir, ter um parceiro de treinamento é a melhor maneira de se reerguer. Uma competição desportiva entre amigos também pode ser uma boa oportunidade para aumentar a sua motivação e ultrapassar os seus limites. Um pequeno exemplo: na Inglaterra, as mulheres foram questionadas sobre o seu comportamento desportivo. Verificou-se que 64% dos que treinaram com o seu melhor amigo tinham mais probabilidades de dar tudo durante o treino do que os que treinaram sozinhos. E se você não conseguir encontrar um nicho comum que lhe agrade, não há problema: compartilhe suas façanhas no Runtastic da adidas e inspire-se mutuamente para superar suas melhores performances. Quem correu mais quilómetros este mês? Quem faz mais burpees num minuto?

O DESPORTO CONSTRÓI RELAÇÕES

Você sabia que 40% dos participantes de uma aula de fitness desistem pouco tempo depois, quando vêm sozinhos? No entanto, se eles fizerem a aula com um amigo, a taxa de desistência é de apenas 6%. Isto sugere que uma das melhores razões para se exercitar com os amigos é a interacção social. As pessoas que gostam de se reunir para praticar desporto sentem-se parte de um grupo e este sentimento pode dar asas. Ser capaz de alcançar este ou aquele objetivo por conta própria é, naturalmente, uma coisa muito boa, mas compartilhar suas conquistas com amigos que também estão lutando para se motivar é ainda melhor. E se não correr tão bem como imaginavas? Não é assim tão mau porque uma sentença partilhada é cortada ao meio. Seus amigos também estão lá para confortá-lo e animá-lo. É isso que cria laços que não se desfazem em breve. Praticar desporto com um amigo vai fortalecer a sua amizade e torná-la ainda mais especial. Por outro lado é uma excelente forma de se conseguir encontros casuais, por exemplo no site de anúncios íntimos, que é igual ao Rua69 podemos ver muita gente solitária que se praticassem desporto em grupo teriam muitas masi hipóteses de conseguir sexo.

CASAIS QUE TREINAM JUNTOS FICAM JUNTOS

Conheces esse ditado? Estudos têm demonstrado que casais que treinam juntos têm uma relação muito mais feliz. Fortalece os laços e aumenta a atração sexual. Uma pequena corrida pela manhã, uma sessão no ginásio no final do dia, ou uma saída à noite no ginásio no final do dia, pode ser uma ótima maneira de conseguir um pouco mais de sexo.

Como começar a correr facilmente e sem ficar sem fôlego

De onde veio a ideia de que correr é sinónimo de fadiga. Que correr é um desporto muito difícil e que temos de estar sem fôlego ou fisicamente exaustos para termos conseguido correr uma corrida? Sempre que alguém fala comigo que não corre porque é muito difícil, não posso deixar de lhe fazer esta pergunta: acha que é possível correr sem ficar sem fôlego?

Muitas vezes temos a imagem de um corredor de elite que termina uma maratona em duas horas e poucos minutos, ou do atleta olímpico que corre os 100m em menos de 10 segundos. Pena que tenhamos sido condicionados a viver em uma sociedade competitiva baseada em performance e recordes para sermos melhores que nossos semelhantes, esta é uma realidade que às vezes nos leva a bater recordes, a superar-nos, mas nos desmotiva muito mais frequentemente, porque performance é sinónimo de sofrimento e é muito difícil ter dor voluntariamente raça após raça. Ficamos a pensar porque é que correr é tão difícil.

E se eu te dissesse que não tens de ficar sem fôlego e cansado quando corres para poder usufruir dos benefícios da corrida?
Lembro-me muito bem de quando comecei a correr, fumei, não consegui correr 1 km sem parar e tinha vários quilos a perder. Eu experimentei um processo de condicionamento físico que foi baseado na minha saúde e bem-estar, não no meu ego que queria correr mais rápido, mais rápido e mais longe. Nenhuma corrida tinha uma velocidade-alvo, só estava a melhorar o meu tempo de jogging, independentemente da velocidade, por isso senti-me bem em cada corrida. É claro que a minha velocidade aumentou naturalmente com a corrida, mas o objetivo era me sentir bem a cada momento.

Como te podes sentir bem quando corres?

Felizmente, a resposta já está em você! A única maneira de se sentir bem é ouvir o seu corpo. Como te sentes em cada etapa da tua corrida. Para alguns, é difícil porque eles estão mais atentos ao que as pessoas pensam deles, então eles esquecem seus sentimentos quando correm, criando dor e sofrimento. De certa forma, eles dizem que correm para cuidar de sua saúde, correm para impressionar pessoas que não conhecem, correm para cuidar de sua aparência ou ego… Que sinceridade para consigo mesmo!

Por exemplo, se você estiver sem fôlego após um certo período de corrida contínua, seu corpo lhe diz que não pode mais aguentar, abrandar ou caminhar. Em seguida, comece a correr novamente a uma velocidade mais lenta. O objectivo é correr mais tempo, mas não mais depressa. Não há nenhum especialista na Terra que lhe diga como se sente. Após algumas tentativas, você será capaz de ajustar desde o início da sua corrida e manter um ritmo lento durante todo o percurso.

É claro que há algumas recomendações a saber para ser aconselhado sobre dicas e conselhos de corrida, mas por uma questão de bem-estar, vocês são os únicos que o serão quando tiverem atingido o vosso limite, assumindo que não são preguiçosos!

Dicas e conselhos para começar a correr facilmente e sem perder o fôlego

  1. Aprenda a técnica de corrida certa
    Tente manter as mãos ao nível da cintura. Os teus braços devem estar num ângulo de 90 graus, com os cotovelos ao teu lado. Mantenha a postura ereta e vertical. A sua cabeça deve estar no lugar, costas direitas e ombros nivelados.
  2. Não se preocupe com o seu ritmo
    Como principiante, a maioria das suas compras deve ser feita a um ritmo fácil ou “conversa”. Você deve ser capaz de respirar muito facilmente e ter uma conversa. Não se preocupe com o seu ritmo por quilómetro, se conseguir passar no “teste da fala”, está a correr à velocidade certa. Começando com este tipo de jogging irá ajudá-lo a prevenir a falta de ar, prevenir lesões e mantê-lo motivado.
  3. Não exagere, muito rápido
    Os novos corredores por vezes têm demasiados entusiastas e ficam impacientes para começar e acabar por aumentar a sua quilometragem demasiado depressa. Não aumente a sua quilometragem semanal em mais de 10% por semana. Ao melhorar lentamente, você pode salvar a si mesmo dor e frustração, e ainda assim atingir seus objetivos. Use seu senso comum e siga um programa de treinamento para iniciantes para determinar o quanto você deve executar.
  4. Compra um bom sapato de corrida para ti.
    O uso de bons sapatos de corrida é a chave para o conforto e a prevenção de ferimentos. Visite uma loja especializada em corrida para obter os sapatos de corrida certos para o seu tipo de pé e estilo de corrida. Certifica-te também de que não corres com sapatos velhos e gastos.
  5. Experimente o método walk/run
    A maioria dos corredores novatos começa a usar uma técnica de caminhar/correr porque não têm resistência ou aptidão para correr durante longos períodos de tempo. O método de caminhar/correr consiste em correr um segmento curto e depois fazer uma pausa da caminhada. Com a melhoria, o objetivo é aumentar a quantidade de tempo que você corre e reduzir seu tempo de caminhada.
  6. Respire através da sua boca
  7. Alguns novos corredores acham que só devem respirar pelo nariz. Ao correr, precisamos de muito oxigénio para abastecer os músculos, por isso temos de respirar pelo nariz e pela boca para termos a certeza de que temos ar suficiente.
  8. Certifique-se de que aquece e arrefece
    Um bom aquecimento do seu corpo prepara-o para começar a trabalhar, como aquecer um carro no Inverno antes de partir para a estrada. Aumentar gradualmente a sua frequência cardíaca pode reduzir o stress no seu coração quando começar a correr. Então, você deve começar suas corridas com uma caminhada rápida, seguida por uma corrida muito fácil por alguns minutos. O arrefecimento reduz gradualmente a sua frequência cardíaca e pressão arterial, por isso recomenda-se que termine a sua corrida com uma corrida lenta ou uma caminhada lenta de 5 minutos.