Regulamento

1. Generalidades

1.1. Numa organização da SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica, em colaboração e com apoio técnico da Atletica, realiza-se a 2ª Corrida e Caminhada SPAIC – Mundipharma “Que a Asma não te pare” na sexta-feira, dia 6 de outubro de 2017, com início às 18:30 horas, com partida e chegada na Avenida do Brasil frente ao Hotel Eurostars, na Figueira da Foz.

1.2. O lucro obtido através das inscrições da Corrida reverterá a favor da Associação Portuguesa de Asmáticos (APA).

 

2. Percursos e distâncias

2.1. A prova principal desenrola-se num percurso de 10 quilómetros e será cronometrada com recurso à tecnologia de chips inseridos no dorsal.

 

2.2. A caminhada (não competitiva) terá uma distância de aproximadamente 4 quilómetros;

 

2.3. O mapa dos percursos pode ser consultado nos anexos ao regulamento ou no site oficial da prova;

 

3. Escalões etários

3.1. Serão considerados os seguintes escalões etários da prova principal de 10 quilómetros:
 

Femininos
JUN F- Juniores Femininos - (dos 16 aos 17 anos)
SEN F - Seniores femininos - (dos 18 aos 35 anos)
VET F35-49 - Veteranos femininos (dos 35 aos 49 anos)
VET F50 - Veteranos femininos (mais de 50 anos – inclusivé)

 

Masculinos
JUN M- Juniores masculinos - (dos 16 aos 17 anos)
SEN M - Seniores masculinos - (dos 18 aos 35 anos)
VET M35-49 - Veteranos masculinos (dos 35 aos 49 anos)
VET M50 - Veteranos masculinos (mais de 50 anos - inclusivé)

 

4. Inscrições

4.1. As inscrições são pessoais e intransmissíveis; o número máximo de participantes na corrida será de 300 pessoas.

 

4.2. As inscrições podem ser feitas em atletica.pt ou presencialmente, no local de partida e chegada da prova, entre as 14 e as 17 horas de sexta-feira, dia 6 de outubro;

 

4.3. As inscrições estão sujeitas às seguintes taxas de inscrição:

 

Até 3 de outubro de 2017
10 quilómetros: 5 euros
Caminhada: Gratuita

 

De 4 a 6 de outubro de 2017
10 quilómetros: 6 euros
Caminhada: 4 euros

 

Nota: Para associados da SPAIC ou da APA a inscrição na Caminhada ou Corrida é gratuita.

 

5. Levantamento de dorsais e kits de inscrição

5.1. O levantamento de dorsais e kits de inscrição será feito nos seguintes locais, datas e horários: Sexta-feira, 6 de outubro de 2017, das 14:00 às 18 horas junto do local de partida e chegada na Avenida Brasil, frente ao Hotel Eurostars.

 

6. Identificação

6.1. Cada um dos participantes da prova de 10 quilómetros está obrigado a usar o dorsal colocado ao peito de forma bem visível, fixado nas pontas por alfinetes de dama/pregadeiras, fornecidos pela organização;

 

6.2. Todos os participantes da prova um chip no dorsal que permite a cronometragem do seu tempo e classificação;

 

6.3. Não é obrigatória a devolução do dorsal ou do chip;

 

7. Prémios

7.1. Todos os participantes no evento recebem de oferta uma t-shirt e uma medalha alusivas ao evento;

 

7.2. Haverá troféus para os 3 primeiros classificados de cada um dos escalões/agrupamento de escalões;
Juniores/Seniores Masculinos (16 aos 34 anos)
VET M35-49 - Veteranos masculinos (dos 35 aos 49 anos)
VET M50 - Veteranos masculinos (mais de 50 anos - inclusivé)
Juniores/Seniores Femininos (16 aos 34 anos)
VET M35-49 - Veteranos Femininos (dos 35 aos 49 anos)
VET M50 - Veteranos Femininos (mais de 50 anos - inclusivé)

 

7.3. Não haverá lugar a prémios monetários;

 

8. Seguro desportivo

8.1. A organização tem um seguro desportivo a favor dos participantes não federados, (artigos 15º e 18º do Decreto-Lei nº 10/2009). O seguro de provas desportivas cobre os riscos de morte ou invalidez permanente e despesas de tratamento constantes na respetiva apólice;

 

8.2. Todos os participantes, sem exceção, devem assegurar que se encontram física e psicologicamente aptos a participarem na prova em que se inscrevem.

 

9. Segurança no percurso

9.1. Caberá às forças policiais (Polícia de Segurança Pública) a gestão do plano de controlo e eliminação do trânsito automóvel não autorizado no decorrer da prova;

 

9.2. O fecho do controlo da prova é feito uma hora e meia após a partida, após a qual o trânsito automóvel é reaberto no percurso da prova.

 

10. Júri da prova

10.1. O Júri da Prova é constituído pelo Diretor Geral da Prova e pelo Diretor Técnico da Prova a quem caberá decidir eventuais questões técnicas decorrentes da participação dos atletas no evento;

 

10.2. Compete aos fiscais de percurso, juízes de partida e chegada, anotarem e desclassificarem os atletas que:

 

a) Não cumpram o percurso da prova;
b) Obstruam intencionalmente outros atletas;
c) Façam uso de um dorsal/chip que não lhe pertença;
d) Usem mais que um dorsal.

 

10.3. Quaisquer reclamações ou protestos têm de ser apresentados por escrito, obrigatoriamente feito em impresso próprio disponibilizado pela organização ou por formulário disponibilizado na secção de contactos do Atletica e dirigido a um dos membros do Júri da Prova, até às 18 horas da terça-feira posterior ao evento. Após essa hora as classificações entretanto provisórias, serão anunciadas como sendo oficiais;

 

11. Serviços e Facilidades

11.1. Todos os participantes podem usufruir gratuitamente do serviço de:

 

a) Abastecimentos líquidos ao longo do percurso;

b) Abastecimento líquidos e sólido (fruta) na meta;

c) Bengaleiro / Guarda-roupa (junto do local de partida e chegada);

 

11.2. O Bengaleiro / Guarda-roupa é um serviço gratuito e está condicionado à amostragem do dorsal para depósito e levantamento dos pertences pessoais, sendo que cada saco é identificado com o número de dorsal do atleta;

 

11.3. A organização não se responsabiliza pela eventual falta de pertences pessoais, pelo que se aconselha que não deixem no Guarda-roupa objetos de valor;

 

11.4. O Serviço de Guarda-roupa estará a funcionar no dia da prova, das 17:00 às 18:30 horas, junto do local da meta.

 

12. Direitos de imagem

O participante, ao proceder à sua inscrição, autoriza a cedência à SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica e à Mundipharma, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem, captada em filmagens e em fotografias que terão lugar durante a realização do prova, autorizando a sua reprodução para fins de divulgação de campanhas das entidades organizadoras e patrocinadores do evento.

 

13. Cancelamento do Evento

O cancelamento do evento pode ocorrer motivado por fatores externos à organização: Catástrofes naturais, Greves, Manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação. Caso o evento seja cancelado, antecipado, adiado e alteração dos horários das provas, devido a circunstâncias alheias à vontade da Organização (como por exemplo, condições meteorológicas adversas ou alertas da Proteção Civil), a Organização não pode ser responsabilizada por qualquer inconveniente, despesas, custos, perdas ou danos sofridos pelos participantes. No caso de não haver condições técnicas e/ou de segurança para realização da prova, a organização reserva o direito de transferir ou cancelar a mesma, medidas essas que serão tomadas no dia do evento.

 

14. Casos omissos

14.1 Todos os casos omissos deste regulamento serão alvo de deliberação da direção da prova, prevalecendo as normas regulamentos da Federação Portuguesa de Atletismo e da IAAF – Internacional Association of Athletics Federation.