Regulamento 2017

Regulamento 2017

Novembro 25, 2016 - 21:43
Publicado em:

Normas regulamentares de participação na prova

 

1. Organização

O Sport Clube Beira-Mar (através da sua Secção de Atletismo) em conjunto com a Mordomia de S. Gonçalinho organiza, no dia 8 de Janeiro de 2017, com partida pelas 10h00m, uma prova pedestre de corrida em estrada designada como “Corrida do Santo 2017”.

 

2. A prova

A Corrida do Santo 2017 destina-se a atletas federados e não federados com idade igual ou superior a 18 anos no dia da prova, sendo uma competição regida pelas directrizes da FPA e da IAAF.

 

3. Percurso

Ver em http://atletica.pt/corrida-do-santo/percurso

 

4. Condições de participação

Os participantes devem reunir as condições de saúde necessárias à prática desportiva. No acto da inscrição, assumem que se sentem física e psicologicamente preparados para o esforço físico inerente à prova. Só poderão alinhar no evento atletas portadores do dorsal oficial da prova.

 

5. Inscrições

5.1. Preço das inscrições:
Até 25 de Dezembro - € 8,00
De 26 de Dezembro a 4 de Janeiro - € 9,00
Última hora (6 e 7 de Janeiro) - € 12,00 (caso não se tenha atingido o limite de participantes)

5.2. As inscrições só serão válidas após recepção do pagamento da respectiva taxa de inscrição, sendo o prazo de pagamento de três dias após a inscrição.

5.3. Formas / locais de inscrição:

5.3.1. Inscrições online em www. atletica.pt/corrida-de-sao-goncalinho

5.3.2. Preenchimento do boletim de inscrição e sua entrega juntamente com o respectivo pagamento no Posto de Atendimento aos Sócios do Sport Clube Beira-Mar (sito no edifício da antiga Junta de Freguesia da Vera-Cruz, na Rua Campeão das Províncias, em Aveiro).

5.4. Limite de inscrições

5.4.1. As inscrições estão limitadas a 1000 atletas.

5.4.2. Será emitida factura de todos os montantes recebidos.

 

6. Levantamento dos kits

6.1. Os kits deverão ser levantados pelos atletas no dia 7 de Janeiro, entre as 9 e as 18 horas, no edifício da antiga Junta de Freguesia da Vera-Cruz, na Rua Campeão das Províncias, 3800-121 Aveiro ou no dia da prova, entre as 7 e as 9 horas junto à partida.

6.2. Não serão entregues kits em nenhum outro momento para além do indicado anteriormente.

6.3. Para o levantamento dos kits é necessária a apresentação do comprovativo de inscrição com o número do dorsal e de um documento de identificação pessoal (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Carta de Condução).

 

7. Kit de participante e de finisher

7.1. No levantamento do seu kit, os atletas inscritos na prova receberão o dorsal, o chip e eventuais brindes dos patrocinadores do evento.

7.2. Os atletas que terminem a prova receberão uma lembrança oficial da participação nesta edição da prova, um ovo mole, uma peça de fruta e água.

 

8. Escalões de competição

Os atletas serão enquadrados num dos seguintes escalões, de acordo com a sua idade no dia da prova e filiação (ou não) na Federação Portuguesa de Atletismo na época desportiva 2016-2017:

IDADE

ESCALÃO

Federados na FPA

Não-Federados na FPA

Dos 18 aos 22 anos

S23 F Fed

S23 M Fed

S23 F NFed

S23 M NFed

Dos 23 aos 34 anos

Seniores F Fed

Seniores M Fed

Seniores F NFed

Seniores M NFed

Dos 35 aos 44 anos

V35 F Fed

V35 M Fed

V35 F NFed

V35 M NFed

Dos 45 aos 54 anos

V45 F Fed

V45 M Fed

V45 F NFed

V45 M NFed

Dos 55 aos 64 anos

V55 F Fed

V55 M Fed

V55 F NFed

V55 M NFed

Dos 65 em diante

V65 F Fed

V65 M Fed

V65 F NFed

V65 M NFed

 

9. Classificação

9.1.A prova será cronometrada utilizando um sistema electrónico de detecção.

9.2. Todos os atletas inscritos devem utilizar o dorsal fornecido pela Organização, que integra o chip. O chip encontra-se codificado para o atleta, é pessoal e intransmissível. A leitura do chip apenas ocorrerá se este for colocado conforme as instruções. A organização não se responsabiliza pela falha da apresentação de resultados resultante da má colocação do dorsal/chip. A organização desqualificará imediatamente todos os atletas que efetuem a prova com : a) mais do que um dorsal/chip; b) o dorsal/chip de outro atleta.

9.3. Os resultados provisórios serão publicados no no site oficial do evento, passando a oficiais 72 horas após a realização do evento. Nesse período de tempo pode ser solicitada a revisão das classificações através do preenchimento de formulário próprio inserido na página das classificações da prova;

9.4. Além da classificação individual, existirá também classificação geral por equipas sendo esta apurada pela soma das posições dos 5 primeiros atletas da equipa na classificação geral, independentemente do género ou escalão, vencendo a equipa com menor número de pontos.

 

10. Prémios

10.1. O vencedor de cada escalão receberá um troféu e os 2º e 3º classificados receberão medalhas.

10.2. Os 5 primeiros classificados de cada escalão receberão camisolas exclusivas “Top 5”.

10.3. Os 10 primeiros classificados de cada escalão ficarão automaticamente inscritos para a edição do próximo ano da Corrida de S. Gonçalinho.

10.4. A equipa vencedora receberá um troféu.

10.5. Poderão ainda ser atribuídos outros prémios a disponibilizar pelos patrocinadores.

 

11. Júri

O Júri da prova é da responsabilidade do Conselho Regional de Arbitragem da Associação de Atletismo do Aveiro.

 

12. Reclamações/recursos

Qualquer reclamação terá de ser apresentada por escrito ao júri da prova até 20 minutos depois de terminada a corrida, juntamente com a importância de €100,00 (Cem euros), a qual será devolvida se o protesto for deferido (de acordo com as normas da IAAF - International Association of Athletics Federations - e da FPA - Federação Portuguesa de Atletismo).

 

13. Infracções

Serão desqualificados todos os atletas que:

- Não efectuem o controlo de partida;

- Não cumpram o percurso na sua totalidade;

- Não levem o dorsal ao peito e bem visível durante a prova;

- Falsifiquem qualquer elemento relativo à sua inscrição;

- Corram com o dorsal em termos incorrectos;

- Não respeitem as instruções da organização;

- Corram por cima dos passeios;

- Corram com mais que 1 chip/dorsal;

- Corram com o chip/dorsal de outro atleta.
 

14. Controlos de passagem

Estão previstas zonas de controlo de passagem dos atletas, sendo desclassificado todo e qualquer atleta cuja passagem não seja detectada nestes controlos. Estes controlos poderão ser controlos de passagem dos chips ou sistemas de vídeo. Poderão existir sistemas de vídeo colocados de forma a detectar e identificar especificamente atletas que corram por cima dos passeios para encurtar o percurso.

 

15. Acompanhamento

Só poderão acompanhar as provas as viaturas que tenham identificação da organização, viaturas das autoridades (G.N.R e P.S.P.) e viaturas de apoio médico.

 

16. Assistência médica

16.1. Será disponibilizada assistência médica durante o percurso, bem como junto à partida/chegada da prova. No entanto, a Organização não se responsabiliza por qualquer acidente que venha a verificar-se no decorrer da prova.

16.2. A organização assegura aos inscritos um seguro desportivo nominal a todos os participantes, conforme previsto nos artigos 15.º e 18.º do DL n.º 10/2009, com um capital por morte ou invalidez permanente de € 27 137,08 e despesas de tratamento até € 4.341,44. A organização não se responsabiliza por situações que não estejam abrangidas por este seguro. 

 

17. Abastecimentos

Estarão disponíveis pontos de abastecimento oficiais, nas imediações do km 4 e na meta.

 

18. Duração (tempo limite)

A prova terá uma duração máxima de 01h30m. A organização será rigorosa quanto a este limite de tempo. Após este período, os atletas deverão abandonar as vias destinadas à circulação de automóveis e dirigir-se para os passeios, dado que será reaberta a circulação automóvel no percurso da prova. De igual modo o controlo de chegada será fechado após este período.

 

19. Controlo antidoping

Os participantes poderão ser sujeitos a uma análise de controlo de antidopagem. A sua não colaboração com este procedimento originará a desclassificação imediata do atleta em causa.

 

20. Direitos de imagem

Ao proceder à inscrição, o participante autoriza a cedência, de forma gratuita e incondicional, dos direitos de utilização da sua imagem captada em fotografias e/ou filmagens que ocorram durante o evento, autorizando a sua reprodução em peças comunicacionais de suporte.

 

21. Aceitação

É reservado à Organização o direito de aceitação de inscrições.

Ao inscreverem-se, todos os participantes aceitam o presente regulamento e, em caso de dúvida ou surgimento de uma situação não contemplada no mesmo, devem informar a Organização.

 

22. Alteração / cancelamento da inscrição

22.1. Até 3 de Janeiro serão aceites pedidos de alteração de inscrição, desde que feitos por escrito (ex: email) pelos titulares da inscrição.

22.2. O cancelamento da inscrição deverá ser realizado por escrito para os contactos da Organização da prova, não havendo lugar a qualquer reembolso.

 

23. Cancelamento do evento

O cancelamento do evento pode ocorrer derivado a factores externos à organização: catástrofes naturais, greves, manifestações, impossibilidade de usar as vias de circulação de trânsito, impossibilidade de usar telecomunicações, restrições do governo, nova legislação. Nestes casos a organização reserva-se ao direito de, nos 30 dias seguintes à data prevista para a realização do evento, emitir um parecer acerca das acções a serem tomadas resultantes da gravidade do cancelamento.

 

24. Casos omissos

Os casos omissos no presente regulamento, serão resolvidos de acordo com o Regulamento Geral de Competições da Federação Portuguesa de Atletismo.